facebook log

Ou faça login com os seus dados de acesso


Os campos assinalados com * são obrigatórios
facebook log

Ou preencha o seguinte formulário

Nome*
Email*
Password*
* mínimo 6 caracteres
Repetir Password*
Data de Nascimento
Como teve conhecimento
desta iniciativa
Autorizar


PT | EN
noticiaiconNotícias
noticia
18-09-2015

Projeto United At Work realiza última Conferência Internacional em Barcelona

A terceira Conferência Internacional do Projeto UAW – United At Work realizou-se em Barcelona, esta semana, co-organizada pelo parceiro de disseminação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) neste Projeto, a La Caixa. No dia 15 de Setembro de 2015, o edifício da Obra Social “La Caixa” recebeu 20 oradores especialistas nas áreas do empreendedorismo social e da intergeracionalidade.

A equipa do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social (DEES) da SCML, gestora do Projeto UAW – United At Work, desenvolvido no âmbito do da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), esteve em Barcelona para a 3ª Conferência Internacional do UAW, no dia 15 de setembro. A Conferência começou com as boas vindas do diretor do Empreendedorismo da Fundação La Caixa, Francesc Ventura, e da diretora do DEES, Alexandra Brito Rebelo.

O primeiro painel de oradores debruçou-se sobre o tema “European programmes linked to employment and entrepreneurship: good practice”. Este painel foi moderado por Anna Sala, diretora do Departamento dos Fundos Europeus, que fez uma breve introdução sobre os programas europeus na área do empreendedorismo. O projeto UAW foi divulgado neste painel, pela diretora do DEES, que começou por apresentar a Santa Casa e as suas áreas de atuação para explicar a aposta da Instituição na Intergeracionalidade e fazer um balanço do Projeto. Participaram ainda neste painel Saray Espejo, consultora de estratégias, Aitor Ojanguren, diretor da KOIKI, Jordina Arcal, Marketing Manager na HEALTHY APP e Joaquín Alcade, diretor da Cives Mundi. Os instrumentos financeiros para a inovação social foram debatidos na segunda mesa redonda, por Josep Nebot, fundador da Arboribus, Rod Schwartz, chefe executivo da ClearySo, Roman Weissman, Risk Manager da Microbank e Paula Sancho, diretora da Finaves, moderada por Verónica López, diretora da Fundação AFI – Analistas Financeiros Internacionais que trabalham para a educação, inovação e inclusão financeira. A sessão da manhã da Conferência terminou com um terceiro e último painel intitulado “Impact Measurement as a strategy to obtain finance/investment” onde Francesc Ventura moderou as intervenções dos especialistas na área do investimento, Mercedes Valcárcel, membro da GECES, John Scade, diretor geral da Mas Business e Pedro Ricncón, CEO da Tarifas Blancas.

Da parte da tarde uma mesa redonda de empreendedores sociais da Obra Social La Caixa testemunharam as suas experiências na implementação dos seus negócios. Neste último painel, moderado por Jaume Oller, partner TandemSocial, participam Catalina González, diretora da SAO-Prat, Joachim Englert, diretor da Social Forest, Josep Maria Vallès, diretor da Tarpuna, Albert Alberich, diretor da Formació i Treball, e Rebeca Segura, coordenadora de projeto da Desos.

O diretor do empreendedorismo da Fundação La Caixa Francesc Ventura encerrou a Conferência. Durante a estadia em Barcelona o DEES realizou diversas reuniões de monitorização do Projeto UAW, nomeadamente com a diretora dos Fundos Europeus da Fundação La Caixa, Ana Sala, com Francesc Ventura e com Sergi Valdés, diretor da Banca Privada da Fundação.

O Projeto United At Work foi marcado por 3 fases – Debate Público, Programa de Empreendedorismo Intergeracional e Disseminação. Neste momento está em desenvolvimento a fase de Disseminação, para a divulgação das conclusões. Até ao final de novembro pretende-se partilhar as boas práticas e os resultados, com o objetivo de fomentar a criação de novas oportunidades.

 

partilhar

Com o apoio da EU


Este Projeto é apoiado pelo Programa da União Europeia para o Emprego e a Solidariedade Social PROGRESS (2007 - 2013). Este programa é implementado pela Comissão Europeia e criado para apoiar financeiramente a execução dos objetivos da União Europeia no domínio do emprego, assuntos sociais e da igualdade de oportunidades e, assim, contribuir para a realização dos objetivos da Estratégia Europa 2020 nestas áreas. O Programa de sete anos tem como alvo todos os interessados que podem ajudar a moldar o desenvolvimento do emprego adequado e eficaz assim como a legislação e as políticas sociais, em toda a UE-28, países da EFTA / EEE e países candidatos à UE e pré-candidatos. A informação contida nesta publicação não reflete necessariamente a opinião da Comissão Europeia. Para mais informações consulte http://ec.europa.eu/progress.